ENEM Ano 2015 2a Aplicação

Voltar à pagina de questões

Área de conhecimento: LCT - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matéria: Português


Questão 104

Da timidez 

Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem  horror a ser notado quanto mais a ser notório. Se ficou  notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal,  que retumbante timidez é essa, que atrai tanta atenção?  Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se  enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas  um estratagema para ser notado. Tão secreto que nem  ele sabe. É como no paradoxo psicanalítico, só alguém  que se acha muito superior procura o analista para tratar  um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se  sentir inferior é doença. 

[...] 

  O tímido tenta se convencer de que só tem problemas  com multidões, mas isto não é vantagem. Para o tímido,  duas pessoas são uma multidão. Quando não consegue  escapar e se vê diante de uma plateia, o tímido não pensa  nos membros da plateia como indivíduos. Multiplica-os  por quatro, pois cada indivíduo tem dois olhos e dois  ouvidos. Quatro vias, portanto, para receber suas gafes.  Não adianta pedir para a plateia fechar os olhos, ou tapar  um olho e um ouvido para cortar o desconforto do tímido  pela metade. Nada adianta. O tímido, em suma, é uma  pessoa convencida de que é o centro do Universo, e que  seu vexame ainda será lembrado quando as estrelas  virarem pó. 

VERISSIMO, L. F. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001

Entre as estratégias de progressão textual presentes nesse trecho, identifica-se o emprego de elementos conectores. Os elementos que evidenciam noções semelhantes estão destacados em:

Voltar à pagina de questões Próxima

Fonte: Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2015