Metodologia de estudo Concurso Prepara

A metodologia de estudo Concurso Prepara se baseia no "foco no objetivo".

Algo aparentemente óbvio. Mas, é esquecido por diversos estudantes e concurseiros. Os quais acabam focando em estratégias que não os ajudarão a obter êxito nos concursos que estão prestando.

O "foco no objetivo" tem como base 2 princípios:

  • O fator decisivo no sucesso de uma prova é o tempo;
  • O treino deve proporcionar condições idênticas (ou, pelo menos, muito próximas) da prova.

Princípio 1: O tempo como fator decisivo no sucesso de uma prova

Estudantes e concurseiros, quando indagados "qual é o fator decisivo no sucesso de uma prova?", respondem:

Conhecimento. Certo?! Afinal, quem sabe mais tem mais chances de passar no exame.

Acreditamos que conhecimento é importante, mas, não é fator decisivo. O único limite aplicado durante uma prova de concurso é o tempo. Deve-se, portanto, treinar objetivando reduzir o tempo de resolução de prova.

O treino correto permite reduzir o tempo do processo:

Princípio 2: Treinar "para valer"

Aqueles que estão estudando devem ter em mente que um exame ou prova não mede o conhecimento de quem o realiza. Mas sim, a capacidade de realizá-lo da melhor maneira possível.

Portanto, se o objetivo é ser bem sucedido num exame, é importante treinar "O" exame.

Não existe forma melhor de treinar para uma prova que resolver provas antigas. Assim, é possível adquirir o conhecimento exigido de forma dirigida, sem a necessidade de atacar um escopo de estudo maior. Além disso, existe a possibilidade da banca repetir o "estilo" das questões, ou, até mesmo, repetir questões na íntegra.

Aplicação da metodologia

Sugere-se o seguinte processo:

Primeira resolução

Conhecimento superficial

Resolve-se a prova de início ao fim sem interrupções e sem consultas. Tenta-se responder todas as questões utilizando todo o tempo disponível.

Segunda resolução

Correção dos erros

Comparar as respostas da primeira resolução com o gabarito. Separar as questões respondidas erroneamente e estudar a solução na literatura. Resolve-se a prova INTEIRA novamente de início ao fim sem interrupções e sem consultas.

Terceira resolução

Correção dos acertos

Comparar as respostas da segunda resolução com o gabarito. Separar as questões respondidas erroneamente em 2 grupos (a) questões que foram respondidas erroneamente pela segunda vez e (b) questões que foram respondidas corretamente na primeira resolução. Revisar as questões do grupo (a) e estudar a solução na literatura para o grupo (b). Resolve-se a prova INTEIRA novamente de início ao fim sem interrupções e sem consultas.