Simulado Ministério Público da União - MPU | Analista: Outras especialidades (Conhecimentos básicos) | 2019 pre-edital | Questão 75

Língua Portuguesa / Reescritura de frases e parágrafos do texto


A crescente inter-relação entre acesso às tecnologias
de informação e comunicação (TIC), propriedades cognitivas
para uso social das tecnologias da informação, desigualdades
sociais e regionais e políticas públicas de inclusão digital nos
levam a problematizar as condições materiais e cognitivas de
inserção do cidadão brasileiro, oriundo de diferentes estratos
sociais e universos culturais, na chamada sociedade da
informação e do conhecimento. O papel do Estado, para isso,
é fundamental, na medida em que ele dispõe das ferramentas
necessárias à promoção de políticas públicas que combatam
desigualdades em vários níveis, inclusive naquele que diz
respeito ao acesso às TIC.
O direito humano à inclusão digital, no Brasil, tem
base doutrinária na Constituição Federal de 1988, que
contemplou uma série de dispositivos inspirados diretamente
na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, como,
por exemplo, o art. 5.º, no qual se encontra a garantia do acesso
à informação, além da livre expressão da atividade intelectual,
artística, científica e de comunicação, independentemente de
censura ou licença. O art. 219 é contundente ao estabelecer, em
relação à ciência e tecnologia, que o mercado interno deve
integrar o patrimônio nacional e ser incentivado para viabilizar
o desenvolvimento cultural e socioeconômico, o bem-estar da
população e a autonomia tecnológica do país.
A inclusão digital surge, no Brasil e em outros países,
como iniciativa de combate à fratura digital, a qual, na verdade,
aponta, antes de tudo, para uma fratura energética, social,
econômica, cultural e cognitiva. A inclusão digital compreende
fatores que visam possibilitar o crescente e livre acesso às TIC,
ou ao mundo informatizado, em especial às populações
carentes, que, isoladamente, não têm condições de adquirir
tecnologias da informação. Nesse sentido, a inclusão digital
passa, necessariamente, não somente pelo acesso às TIC, mas
pela regularidade e qualidade desse acesso (velocidade) e pelas
propriedades cognitivas necessárias para que o indivíduo seja
capaz de mobilizar recursos e ferramentas disponibilizadas
pelas tecnologias para sua verdadeira apropriação. Sayonara Leal e Sandra Brant. Políticas de inclusão digital no Brasil: a
experiência da formação dos monitores dos telecentros GESAC. In: Liinc em
revista, v. 8, n. 1, 2012. Internet: (com adaptações).

Acerca das ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens
subsequentes.

No trecho “desigualdades sociais e regionais e políticas
públicas” (L.3-4), a repetição da conjunção “e” é utilizada
como um recurso para enfatizar as diversas desigualdades
encontradas na sociedade brasileira, podendo a primeira delas
ser substituída, sem prejuízo para a correção gramatical e para
as ideias do texto, por vírgula.

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: TéCNICO EM GESTãO DE TELECOMUNICAçõES - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO / TELEBRAS / 2013 / CESPE