Simulado Polícia Militar do Estado de São Paulo - PMESP | Soldado PM 2ª Classe | 2019 pre-edital | Questão 162

Língua Portuguesa / Sentido próprio e figurado das palavras


Os perigos de estar sempre conectado Quem acha que o comportamento dos jovens – e de mui-
tos adultos – que não desgrudam os olhos e os dedos da tela
de um celular quando estão em grupo é apenas sinal de falta
de educação ou de respeito com quem está em volta pode
começar a se preocupar com outras questões mais sérias.
Um novo estudo da Universidade Estadual de Michigan,
nos Estados Unidos, mostra que mesmo os alunos mais in-
teligentes podem piorar seu desempenho acadêmico quando
o uso de celulares, tablets ou notebooks torna-se frequente
em sala de aula. Foram avaliados 500 alunos de psicologia.
Todos eles (mesmo aqueles com melhores habilidades inte-
lectuais) tiveram uma queda de rendimento e notas, à medida
que crescia o uso de internet durante as aulas – olhando notí-
cias, respondendo a e-mails ou publicando nas redes sociais.
Se o fenômeno ocorre com os mais jovens – em teoria,
mais bem adaptados a administrar múltiplas tarefas ao mes-
mo tempo –, não é difícil imaginar que os mais velhos en-
frentem o mesmo tipo de problema em seu trabalho, quando
pulverizam sua atenção em estímulos vindos do celular e dos
computadores. Os resultados desse trabalho da Universida-
de de Michigan sugerem que as atividades extremamente
envolventes da internet podem tirar até os mais “brilhantes”
do rumo.
Outro estudo, em Atlanta, nos Estados Unidos, investigou
o fenômeno das mensagens pelo celular. O resultado mos-
trou que 41% dos jovens que já dirigem admitiram ter manda-
do um texto ou um e-mail enquanto guiavam seu carro. Em
alguns Estados, esse índice ultrapassou 60%. Trata-se, cla-
ramente, de um comportamento cada vez mais comum entre
eles. A questão aqui é a habilidade em conduzir um veículo
de maneira segura quando o foco de atenção do motorista,
além dos olhos e das mãos, está longe do volante. Os jovens,
que tendem a ter comportamentos mais impulsivos, correm
maior risco de acidentes.
Como não é possível imaginar um mundo e uma escola
sem celulares e internet, o importante é saber qual o momen-
to mais adequado e seguro para usar essas tecnologias. Que
tal desligar o aparelho e prestar um pouco mais de atenção à
aula e ao trânsito? (Jairo Bouer. Época, 30 de junho de 2014. Adaptado)

Assinale a alternativa cuja frase apresenta palavra ou expressão empregada com sentido figurado.

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: INSPETOR DE ALUNOS / Pref. Alumínio/SP / 2016 / VUNESP