Simulado Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP | Analista do CNMP - Suporte e Infraestrutura | 2019 pre-edital | Questão 100

Gestão e planejamento / Políticas e procedimentos. Estrutura organizacional e responsabilidades de TI; Processos de definição, implantação e gestão de políticas organizacionais


Considere as afirmativas sobre governança de TI, em organizações sem fins lucrativos.

I. Investimentos em infraestrutura de TI podem ser justificados sob mandatos (em que não é necessário justificar custos), por meio de avaliações que mostrem que os investimentos contribuirão para a redução de despesas e/ou buscando mostrar que os investimentos podem habilitar novas capacidades.

II. Frameworks estratégicos, bem aceitos como o Modelo de 5 Forças de Michael Porter, ajustam-se muito bem às organizações sem fins lucrativos, mesmo que haja pouca concorrência e não exista mercado com múltiplos compradores e vendedores (como acontece com os serviços governamentais).

III. Nestas organizações, especialmente nas do governo, as decisões sobre infraestrutura de TI são estratégicas e deveriam ser tomadas com forte participação da área de negócios, combinando a contribuição estratégica da alta administração com o conhecimento técnico da equipe de TI. Juntos, eles podem promover o equilíbrio entre o alinhamento da TI e as necessidades do negócio.

Está correto o que se afirma APENAS em

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: ANALISTA JUDICIáRIO - TECNOLOGIA DA INFORMAçãO / TRT 18ª / 2013 / FCC