Simulado Secretaria de Educação de SP (SEED/SP) | Analista de Tecnologia - TI | 2019 pre-edital | Questão 92

Língua Portuguesa / Vozes verbais: ativa e passiva




O poder tem sido o conceito-chave em torno do qual gravitam
outros conceitos organizacionais. Rotinas, processos, programas,
políticas, modelos, estruturas, símbolos e ritos possuem, em seu
cerne, uma parcela ponderável daquilo que se conceitua como
poder.
O poder, numa concepção bem simples, é a habilidade de
alguém para influenciar ou induzir outra pessoa a seguir suas
diretrizes ou quaisquer normas por ele apoiadas. Uma pessoa
possui poder até o ponto em que influencia o comportamento de
outros, de acordo com suas próprias intenções. Poder, portanto,
tem sido definido como a capacidade de alterar a probabilidade
dos resultados a se obterem, ou a capacidade de fazer com que
aconteçam coisas, como a produção de uma mudança na distri-
buição dos acontecimentos. Acima de tudo, o poder consiste em
comandar a natureza e os homens.
Como as organizações lidam com a questão do poder? As
organizações usam o poder para obter o consentimento. Esse uso
depende fundamentalmente das características organizacionais –
especificidade, tamanho e porte, complexidade, recursos, capital,
eficácia e produtividade. O consentimento refere-se basicamente
a uma relação em que um indivíduo se comporta de acordo com
a diretriz apoiada pelo poder de outro indivíduo bem como se
refere à orientação do subordinado em face do poder empregado.
A comunicação também exerce um formidável poder. Por
meio da comunicação, uma pessoa convence, persuade, atrai,
muda ideias, influi, gera atitudes, desperta sentimentos, provoca
expectativa e induz comportamento. Por meio da comunicação,
uma organização estabelece uma tipologia de consentimento,
formando congruência, equalização, homogeneização de ideias,
integração de propósitos. Dessa forma, a comunicação é uma
ferramenta importante de eficácia e produtividade.
Um terceiro importante conceito de ampla significação para
as empresas modernas é o de imagem, que, na verdade, resulta
do desenvolvimento do conceito de comunicação. Por imagem,
deve-se entender aquilo que a empresa deseja projetar. Diferencia-
se, portanto, da identidade. A identidade é o caráter, o conceito
básico, a personalidade da organização. A imagem é a extensão
(a sombra) dessa identidade. (Gaudêncio Torquato, Cultura, poder, comunicação e imagem:
fundamentos da nova empresa. Adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta a passagem do texto redigida na voz ativa.

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Fonte: TéCNICO ADMINISTRATIVO - GESTãO ADMINISTRATIVA / FUNDAP / 2010 / VUNESP