Simulado Tribunal de Justiça do Estado do Pará - TJPA | Analista Judiciário - Área: Administrativa | 2019 | Questão 111

Língua Portuguesa / Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados


Texto CG3A3-II, Nascido em 1902, nos Estados Unidos da América,
Theodore Schultz foi o primeiro acadêmico que efetivamente
sistematizou a relação existente entre aumento de investimentos
em educação e aumento de produtividade e salários no setor
agrícola — e, claro, na economia como um todo.
Em seus estudos, o economista comparou a situação
de desequilíbrio entre países pobres, cuja capacidade de
produção agrícola é baixa, e países ricos, de alta capacidade
produtiva. Nessa análise, percebeu-se que os países
desenvolvidos possuíam muito mais dinheiro investido no
chamado capital humano, mais especificamente em educação.
Notavelmente, educação traz desenvolvimento
econômico e social, além de gerar, em um contexto micro,
habilidades para o indivíduo que possam ser aproveitadas
tanto por ele quanto por outros ao seu redor — fato já
conhecido por Schultz. Contudo, o pesquisador foi além
e sistematizou a influência da educação sobre a riqueza
de uma nação. Ele analisou a economia norte-americana
e percebeu que a maior parte do crescimento econômico
do país estava associada ao capital humano, materializado
em investimentos em educação, e não no capital físico.
Ainda nesse estudo, Schultz analisou os custos
da educação. Além do óbvio custo material (professores,
infraestrutura e material escolar), há outros custos que
envolvem, principalmente, tempo: pessoas que trabalhariam
passam a estudar — não produzindo, nem ganhando salários.
Assim, Schultz concluiu que há custos para as pessoas
(deixar de ganhar dinheiro com trabalho para estudar)28
e eventualmente para o governo (pagar a educação das
pessoas sem que elas produzam).
Seu trabalho o levou à conclusão de que países
que investem mais em educação tendem a ser mais ricos.
Segundo ele, mesmo que isso tenha um custo, quanto mais
se investir na capacitação das pessoas, mais produtiva e rica
uma nação será, de modo que os efeitos tendem a ser mais
positivos que negativos. Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).

Infere-se do
texto CG3A3-II, que o investimento em educação

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Fonte: ASSISTENTE MINISTERIAL DE CONTROLE EXTERNO / MPC/PA / 2019 / CESPE_ME