Simulado Agência Nac. de Transportes Terrestres - ANTT | Cargo 1: Analista Administrativo - Administrador | 2019 pre-edital | Questão 443

Língua Portuguesa / Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados


A língua continua sendo forte elemento de
discriminação social, seja no próprio contexto escolar, seja em
outros contextos sociais, como no acesso ao emprego e aos
serviços públicos em geral (serviços de saúde, por exemplo).
Por isso, parece ser um grande equívoco a afirmação
de que a variação linguística não deve ser matéria de ensino na
escola básica. Assim, a questão crucial para nós é saber como
tratá-la pedagogicamente, ou seja, como desenvolver uma
pedagogia da variação linguística no sistema escolar de uma
sociedade que, infelizmente, ainda não reconheceu sua
complexa cara linguística e, como resultado da profunda
divisão socioeconômica que caracterizou historicamente sua
formação (uma sociedade que foi, por trezentos anos,
escravocrata), ainda discrimina fortemente pela língua os
grupos socioeconômicos que recebem as menores parcelas da
renda nacional.
A maioria dos alunos que chegam à escola pública é
oriunda precisamente desses grupos socioeconômicos. E há,
entre nossas crenças pedagógicas, um pressuposto de que cabe
à escola pública contribuir, pela oferta de educação de
qualidade, para favorecer, mesmo que indiretamente, uma
melhor redistribuição da renda nacional.
Boa parte de uma educação de qualidade tem a ver
precisamente com o ensino de língua — um ensino que garanta
o domínio das práticas socioculturais de leitura, escrita e fala
nos espaços públicos. Nessa perspectiva, esse domínio inclui
o das variedades linguísticas historicamente identificadas
como as mais próprias a essas práticas, ou seja, o conjunto
de variedades escritas e faladas constitutivas da chamada
norma culta. Carlos Alberto Faraco e Ana Maria Stahl Zilles. Introdução. In: Carlos Alberto Faraco
e Ana Maria Stahl Zilles (orgs.). Pedagogia da variação Linguística: língua,
diversidade e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. p. 8-9 (com adaptações).

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto
precedente, julgue os próximos itens.

O emprego do verbo “continua” (R.1) permite que se infira que
não houve mudança na caracterização da língua como “forte
elemento de discriminação social” (R. 1 e 2).

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Fonte: PROFESSOR DE EDUCAçãO BáSICA - ÁREA DE ATUAçãO: PORTUGUêS / SEE/DFT / 2017 / CESPE