Simulado Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF | Soldado Combatente | 2019 pre-edital | Questão 198

Língua Portuguesa / Ortografia


TEXTO I: Quando o prêmio Nobel de Física Richard Feynman (1918 – 1988) esteve no Brasil, nos anos 50, ficou assombrado
com o que viu. Ao tomar contato com estudantes às vésperas do vestibular, espantaram-no tanto pendor local pela
decoreba de fórmulas como a completa ignorância sobre seu significado. Anos mais tarde, registraria em seus escritos
aquilo que entendeu como um paradoxo brasileiro: entre os estudantes do mundo inteiro, os jovens que conheceu nos
trópicos eram os que mais se debruçavam sobre a física e os que menos sabiam sobre a matéria. À medida que o ensino
médio foi se expandindo no país – em seis décadas, o porcentual de jovens matriculados passou de 3% para os atuais 51%
–, a desvantagem escolar observada por Feynman só se agravou. As aulas são rasas, desinteressantes, incapazes de
preparar os estudantes do século XXI para disputar espaço em um mercado de trabalho global, no qual a capacidade de
inovar é cada vez mais valiosa. Alerta o sociólogo Simon Schwanzman: “Se não começar a desatar os nós do ensino
médio, o Brasil vai ficar para trás”.
O recém-divulgado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova aplicada pelo Ministério da Educação a 3,2
milhões de estudantes do país inteiro, dá a dimensão exata do abismo a vencer. É um espanto. Dos 23.900 colégios
públicos e particulares submetidos ao teste, não mais que 1.500 ou 6% da amostra – têm nível semelhante ao das escolas
de países da OCDE (organização que reúne os mais ricos). O Enem trata de desmistificar uma ilusão que muitos pais
cultivam ao matricular seus filhos em uma instituição privada – a de que eles ganharão um passaporte para o sucesso na
vida adulta. Pois mesmo muitas das escolas que têm renome, prédios vistosos e mensalidades altas não resistem à
comparação com suas congêneres estrangeiras: 80% oferecem na sala de aula qualidade equivalente à das escolas apenas
medianas do mundo desenvolvido. Pasmem: na faixa dos 15 anos, estudantes demonstram dificuldade de resolver
operações simples de matemática, como frações e porcentagens e de compreender textos curtos. (Revista Veja, 19 de setembro de 2011, pág. 93) TEXTO II: Várias razões explicam o cenário de terra devastada – a começar pelo despreparo dos professores. A maioria deles
desembarca na sala de aula sem nenhuma estratégia para despertar o interesse de jovens inseridos em um mundo no qual
o saber enciclopédico deixou de fazer sentido diante da Internet. Na verdade, as deficiências de nossos mestres começam
no nível mais básico. Os egressos das faculdades de pedagogia e das licenciaturas sabem pouco, ou nada, de didática, já
que 80% do que aprenderam foram teorias obsoletas permeadas de bordões ideológicos. (Revista Veja, 19 de setembro de 2011, pág. 93)

Tendo em vista a norma culta, assinale a alternativa INCORRETA quanto à concordância verbal.

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Fonte: ADVOGADO - CREAS / Pref. Carangola/MG / 2012 / IDECAN