Simulado Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ | Analista Administrativo - Ciências Contábeis | 2019 pre-edital | Questão 269

Língua Portuguesa / Concordância nominal e verbal


As empresas vêm transformando as unidades de
treinamento em universidades corporativas. Em parte, devido
à incapacidade demonstrada pelas universidades tradicionais de
cumprir com o papel de formação e desenvolvimento de
quadros, mas também em decorrência da necessidade de
atender às próprias especificidades.
No setor público, a situação não é diferente. As
organizações públicas têm instituído as unidades de educação
corporativa, abrigadas sob a denominação “escolas de
governo”, com papel semelhante ao das universidades
corporativas. Respeitam-se, decerto, as características
particulares da administração pública.
De forma semelhante às universidades corporativas,
desenvolvidas por grandes empresas privadas para assegurar
o alinhamento da capacitação aos valores e desafios
estratégicos que tais empresas enfrentam, o governo necessita
de que as escolas assumam um papel de “escola corporativa de
gestão”, alinhando-se às políticas e diretrizes de governo no
sentido da melhoria da gestão pública.
Por outro lado, cada vez mais, os governos recorrem
à sociedade em busca de parcerias para o desenvolvimento de
ações. As formas e os mecanismos de desenvolver essas
parcerias variam, mas essa prática é cada vez mais adotada e,
em alguns casos, até mesmo institucionalizada, por meio da
incorporação de diferentes atores sociais na definição e na
gestão de políticas públicas.
Essa prática nos revela uma nova concepção de
Estado, que se aproxima da sociedade e a incorpora por meio
de atores sociais. A própria Constituição Federal estabeleceu
inúmeros mecanismos e instrumentos de gestão que preveem
a incorporação de atores sociais na gestão pública, em especial,
nas áreas de saúde, meio ambiente e educação.
Essa forma ampliada de conceber o conceito do que
é público e da ação de governar modifica não só o universo de
atuação das chamadas escolas de governo, mas também sua
missão.
Em vez de serem concebidas como instrumento de
modernização do Estado, sua missão passa a ser a de
desenvolver e ampliar a capacidade de governo e aprimorar a
ação dos atores sociais que interagem com o Estado e atuam na
esfera pública. Adriano Cesar Ferreira Amorim. O programa de capacitação de servidores
públicos e de cidadãos do Tribunal de Contas da União: um exemplo de
atuação estratégica das escolas de governo. Revista do TCU, ano 45, n.º 26,
jan.-abr./2013. Internet: http://portal2.tcu.gov.br (com adaptações).

Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e a aspectos
linguísticos do texto ao lado, de Adriano C. F. Amorim.

A forma verbal “variam” (L.23) está empregada no plural
para concordar com os nomes “formas” e “mecanismos”, na
linha 22.

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Fonte: AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO - CIêNCIAS CONTáBEIS / TCE/RO / 2013 / CESPE