Simulado Secretaria de Estado de Fazenda - SEFAZ/RJ | Auditor Fiscal da Receita Estadual | 2019 pre-edital | Questão 1270

Língua Portuguesa / Interpretação de textos



A sociedade de consumo se construiu sobre o “visível”,
com o desenvolvimento das lojas de departamentos e, depois,
dos supermercados, baseando-se neste princípio: mostrar,
sugerir, instigar e seduzir. Nas lojas tradicionais, os produtos se
encontravam nos fundos da loja e, a pedido do cliente, o
vendedor os trazia. As lojas de departamentos foram as
primeiras a “mostrar”, conforme Zola, no século XIX,
descreveu de forma extraordinária em seus romances.
Em seguida, os supermercados estenderam esse princí-
pio; as mercadorias são não apenas visíveis, mas também
apreensíveis, o consumidor já não precisa do vendedor para se
servir. A visibilidade do produto se torna então um fator-chave:
para ser vendido, o produto deve ser visto, e, quanto mais é
visto, mais é vendido, as vendas das prateleiras que estão no
nível dos olhos do comprador são superiores àquelas dos
outros níveis.
Conforme John Berger, no livro Modos de Ver: “em
nenhuma outra forma de sociedade na história houve tal con-
centração de imagens, tal densidade de mensagens visuais”. A
exibição dos produtos foi acompanhada de um fluxo de imagens
destinado a facilitar seu escoamento: a publicidade invadiu as
revistas, as ruas, a televisão e agora a tela do computador. (Adaptado de TISSIER-DESBORDES, Elisabeth. Consumir
para ser visto: criação de si ou alienação?, São Paulo,
Fap-Unifesp, p. 227-228)

De acordo com o texto, conclui-se corretamente:

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Fonte: TéCNICO JUDICIáRIO - ADMINISTRATIVA / TRT 16ª / 2014 / FCC