Simulado Agência Nac. de Transportes Terrestres - ANTT | Cargo 6: Analista Administrativo - Direito | 2019 pre-edital | Questão 605

Raciocínio Lógico / Lógica de primeira ordem


O governo federal identificou que é fundamental para o
crescimento econômico do país a construção de ferrovia ligando
determinada região produtora de grãos ao porto mais próximo. Os
estudos de demanda mostraram que o empreendimento não é viável
economicamente para o setor privado, razão por que o governo
decidiu adotar medidas para incentivar o setor privado a investir na
construção e operação da ferrovia. Nas reuniões para a escolha da
melhor forma de incentivar o setor privado, dois argumentos que se
destacaram são apresentados a seguir.

Argumento 1:
P1: O governo quer que a ferrovia seja construída, há necessidade
de volumosos investimentos iniciais na construção e não haverá
demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de
operação.
P2: Como há necessidade de volumosos investimentos iniciais para
a construção da ferrovia e não haverá demanda suficiente por sua
utilização nos primeiros anos de operação, a taxa interna de retorno
do negócio será baixa.
P3: Se a taxa interna de retorno do negócio for baixa, os
empresários não terão interesse em investir seus recursos próprios
na construção e operação da ferrovia.
P4: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e se os
empresários não tiverem interesse em investir seus recursos
próprios na construção e operação, o governo deverá construí-la
com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.
C1: Logo, o governo deverá construir a ferrovia com recursos da
União e conceder a operação à iniciativa privada.

Argumento 2:
Q1: O governo federal constrói a ferrovia com recursos da União
ou toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção
da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de
9% a.a., e empresta ao empresário, via banco público de
desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a.
Q2: Se o governo constrói a ferrovia com recursos da União,
remunera o capital do construtor segundo sua taxa mínima de
atratividade, que é de 16% a.a.
Q3: É menos oneroso para o governo tomar emprestado via
Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar
a construção à taxa subsidiada de 3% a.a, do que remunerar o
capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de
16% a.a.
Q4: Se o governo empresta para o empresário 70% dos recursos
necessários à construção da ferrovia, à taxa subsidiada de 3% a.a.,
então a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua
taxa mínima de atratividade.
Q5: Se a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua
taxa mínima de atratividade, então o empresário tem interesse em
investir seus recursos próprios em parte da construção e na
operação da ferrovia.
C2: Logo, se é menos oneroso para o governo tomar emprestado via
Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar
à taxa subsidiada de 3% a.a., do que remunerar o capital do
construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a.,
então o governo toma emprestados 70% dos recursos necessários à
construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa
SELIC de 9% a.a., empresta ao empresário, via banco público de
desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a., e o empresário terá
interesse em investir seus recursos próprios em parte da construção
e na operação da ferrovia.

Com referência aos argumentos hipotéticos apresentados, julgue os
itens seguintes, relativos à lógica sentencial.

Se o argumento 2 for válido, então a proposição Q3 será
verdadeira.

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Fonte: ANALISTA - CONTABILIDADE E FINANçAS / BACEN/DEPES / 2013 / CESPE