Simulado Senado Federal | Técnico Legislativo - Polícia Legislativa | 2019 pre-edital | Questão 426

Língua Portuguesa / Pontuação


Texto 1 - Mandamentos do consumismo I A publicidade cerca-nos de todos os lados - na TV, nas ruas,
nas revistas e nos jornais – e força-nos a ser mais consumidores
que cidadãos. Hoje, tudo se reduz a uma questão de marketing.
Uma empresa de alimentos geneticamente modificados pode
comprometer a saúde de milhões de pessoas. Não tem a menor
importância, se uma boa máquina publicitária for capaz de tornar
a sua marca bem aceita entre os consumidores. Isso vale também
para o refrigerante que descalcifica os ossos, corrói os dentes,
engorda e cria dependência. Ao bebê-lo, um bando de jovens
exultantes sugere que, no líquido borbulhante, encontra-se o
elixir da suprema felicidade.
A sociedade de consumo é religiosa às avessas. Quase não há
clipe publicitário que deixe de valorizar um dos sete pecados
capitais: soberba, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria.
Capital significa cabeça. Ensina meu confrade Tomás de Aquino
(1225-1274) que são capitais os pecados que nos fazem perder a
cabeça e dos quais derivam inúmeros males.
A soberba faz-se presente na publicidade que exalta o ego,
como o feliz proprietário de um carro de linhas arrojadas ou um
portador de cartão de crédito que funciona como a chave capaz
de abrir todas as portas do desejo. A inveja faz as crianças
disputarem qual de suas famílias tem o melhor veículo. A ira
caracteriza o nipônico quebrando o televisor por não ter
adquirido algo de melhor qualidade. A preguiça está a um passo
dessas sandálias que convidam a um passeio de lancha ou abrem
as portas da fama com direito a uma confortável casa com
piscina. A avareza reina em todas as poupanças e no estímulo aos
prêmios de carnês. A gula, nos produtos alimentícios e nas
lanchonetes que oferecem muito colesterol em sanduíches
piramidais. A luxúria, na associação entre a mercadoria e as
fantasias eróticas: a cerveja espumante identificada com
mulheres que exibem seus corpos em reduzidos biquínis. (Frei Betto, 08/05/2011)

Entre os segmentos do texto 1, aquele que mostra o emprego de
vírgula em função de um adjunto adverbial deslocado é:

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Fonte: FISCAL DE TRIBUTOS / SMF - Pref. Niterói/RJ / 2015 / FGV