Simulado Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - TJ-RJ | Analista Judiciário - Análise de Sistemas | 2019 pre-edital | Questão 355

Redes de Computadores / Comunicação de dados / Topologias de redes de computadores


A topologia descreve a relação entre diferentes hosts, também denominados nodos, de uma rede. Sobre as topologias de rede, analise:

I. Os nodos de uma rede de barramento são conectados a um enlace de comunicação único, comum. Uma vez que não haja nodos intermediários para retransmitir a mensagem, o comprimento do meio de comunicação do barramento deve ser limitado para reduzir a atenuação.

II. Redes em anel consistem em um conjunto de nodos, cada um dos quais mantêm duas conexões com outros nodos, de modo que uma mensagem enviada através de uma conexão pode eventualmente retornar via outra. Cada nó do anel passa adiante cada mensagem, limitando a atenuação, mas introduzindo um atraso de retransmissão.

III. Redes em estrela usam um switch que é conectado a todos os outros nodos da rede. O tráfego que entra pela porta do switch é sempre destinado a todas as outras portas. Redes em estrela sofrem menor atraso de transmissão do que as redes em anel porque as conexões requerem apenas um nó intermediário.

IV. Nas redes em malha, pelo menos dois nodos são conectados por mais de um caminho. Em uma rede em malha totalmente conectada, a presença de vários caminhos entre quaisquer dois nodos aumenta a capacidade disponível para tráfego de rede, habilitando maior produtividade da rede.

Está correto o que se afirma APENAS em

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: TéCNICO EM GESTãO - INFORMáTICA / SABESP / 2014 / FCC