Simulado Tribunal Superior Eleitoral - TSE | Técnico Judiciário - Área Administrativa | 2019 pre-edital | Questão 26

Língua Portuguesa / Estrutura e formação de palavras


Uma pesquisa realizada em maio de 2001 pelo IBOPE
nas nove principais regiões metropolitanas brasileiras indicou
que apenas 20% da população estava conectada à rede mundial
de computadores. Dos conectados, somente 87% navegavam
por banda larga, conexão de alta velocidade. Apenas dois
países, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá,
concentravam quase a metade do acesso mundial à Internet,
precisamente 41%. A sociedade rica usa com intensidade as
redes informacionais para se comunicar, armazenar e processar
informações, enquanto os países pobres e em desenvolvimento
têm suas populações distantes dos benefícios das redes
informacionais.
O cientista político canadense Arthur Kroker já havia
alertado, em 1994, sobre a constituição de uma nova classe
dirigente composta de administradores, formuladores e
executores da telemática, uma verdadeira classe virtual. Essa
nova elite comandaria uma sociedade partida entre inforricos
e infopobres. Sua hipótese se chocava com as inúmeras
promessas de que o mundo teria encontrado uma tecnologia
intrinsecamente incorporadora e democratizante.
Hoje, percebe-se que a tecnologia da informação não
está tornando a sociedade mais equânime; ao contrário, seu
rápido espraiamento pelo planeta está causando mais
desigualdade e dificuldade de superá-la. BRASIL. Portal Software Livre no Governo do Brasil. Inclusão
digital, software livre e globalização contra-hegemônica.
Internet: (com adaptações).

Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas linguísticas e à
organização das ideias do texto acima.

No trecho “uma sociedade partida entre inforricos e
infopobres” (L.17-18), o prefixo “info-”, em ambas as
ocorrências, poderia ser substituído por tecno
- sem que
houvesse alteração semântica ou sintática do texto.

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Fonte: ATIVIDADES DE COMPLEXIDADE INTELECTUAL - ESPECIALIDADE 19 / Ministério das Comunicações / 2013 / CESPE