Simulado Tribunal Regional Federal - 2ª Região | Analista Judiciário - Área: Administrativa | 2019 pre-edital | Questão 438

Português / Ortografia oficial; Grafia e emprego dos porquês


Lições dos museus Os museus, ao contrário do que se imagina, são uma
invenção moderna: nasceram durante a Revolução Francesa,
no final do século XVIII. Os parisienses revoltados arrebenta-
ram as casas dos nobres e se serviram de bens, mobiliário e
objetos de arte. O quebra-quebra era um jeito de decretar que
acabara o tempo dos privilégios. A Assembleia Nacional deba-
teu durante meses para chegar à conclusão de que os restos do
luxo dos aristocratas deviam ser considerados patrimônio da
nação. Seriam, portanto, reunidos e instalados em museus que
todos visitariam, preservando agradavelmente a lembrança de
tempos anteriores.
A questão em debate era a seguinte: será que fazia
sentido preservar o passado, uma vez que estava começando
uma nova era em que os indivíduos não mais seriam julgados
por sua origem, mas por sua capacidade e potencialidades
pessoais? Não seria lógico destruir os vestígios de épocas in-
justas para começar tudo do zero? Prevaleceu o partido se-
gundo o qual era bom conservar os restos do passado iníquo e
transformá-los em memórias coletivas.
Dessa escolha nasceram os museus e, logo depois, a
decisão de preservar os monumentos históricos. Na mesma
época, na Europa inteira, ganhou força o interesse pela História.
A justificativa seria: lembrar para não repetir. Não deu muito
certo, ao que tudo indica, pois nunca paramos de repetir o pior.
No fundo, não queremos que o passado decida nosso destino: o
que nos importa, em princípio, é sempre o futuro. (Adaptado de: CALLIGARIS, Contardo. Terra de ninguém. São
Paulo: Publifolha, 2004, p. 330-331)

Está plenamente correta a redação da seguinte frase:

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Fonte: TéCNICO JUDICIáRIO - ADMINISTRATIVA / TRT 3ª / 2015 / FCC