Simulado Tribunal Regional do Trabalho - 1ª Região (RJ) | Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação | 2019 pre-edital | Questão 162

Tecnologia da Informação / Gestão e Governança de TI / Noções de gerenciamento de serviços (ITIL v3) / Central de serviços


Devido ao fato de os serviços não serem estocáveis, ou seja, o serviço é consumido assim que é gerado, é importante que seja
conhecido o seu comportamento ao longo do tempo para que a quantidade adequada de recursos seja alocada. Como exemplo,
considere um site de e-commerce durante o dia das mães, dia das crianças e o período de Natal. Com certeza o volume de
compras é bem maior do que nas datas normais. Sabendo-se o comportamento do serviço, é possível aumentar o estoque de
produtos e ampliar a capacidade de acesso ao site nestas datas. De acordo com a ITIL v3 edição 2011, o processo responsável
pelo entendimento, previsão e influência da necessidade do cliente por serviços é o processo da Estratégia de Serviços denominado Gerenciamento de

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Fonte: TéCNICO DA RECEITA ESTADUAL - TECNOLOGIA DA INFORMAçãO / SEFAZ - SEGEP/MA / 2016 / FCC