ENEM Ano 2014 3a Aplicação

Voltar à pagina de questões

Área de conhecimento: LCT - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matéria: Português


Questão 101

Interfaces 

 

      Um dos mais importantes componentes do hipertexto é a sua interface. As interfaces permitem a visualização do conteúdo, determinam o tipo de interação que se estabelece entre as pessoas e a informação, direcionando sua escolha e o acesso ao conteúdo.

      O hipertexto retoma e transforma antigas interfaces da escrita (a noção de interface não dever ser limitada às técnicas de comunicação contemporânea). Constitui-se, na verdade, em uma poderosa rede de interfaces que se conectam a partir de princípios básicos e que permitem um "interação amigável".

      As particularidades do hipertexto virtual, como sua dinamicidade e seus aspectos multimidiátricos, devem-se ao seu suporte ótico, magnético, digital e à sua interface amigável. A influência do hipertexto é tanta que as representações de tipo cartográfico ganham cada vez mais importância nas tecnologias intelectuais de suporte informático.

      Esta influência também é devida ao fato de a memória humana, segundo estudos da psicologia cognitiva, compreender e reter melhor as informações organizadas, especialmente em diagramas e em mapas conceituais manipuláveis. Por isso, imagina-se que o hipertexto deva favorecer o domínio mais rápido e fácil das informações em contrapondo a um audiovisual tradicional, por exemplo.

Disponível em: visites.unb.br. Acesso em: 1 ago 2012.

O texto informa como as interfaces são reaproveitadas pelo hipertexto virtual, influenciado as tecnologias de informação e comunicação. De acordo com o texto, qual é a finalidade do uso do hipertexto quanto à absorção e manipulação das informações?

Voltar à pagina de questões Próxima

Fonte: Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2014