ENEM Ano 2017 2a Aplicação

Voltar à pagina de questões

Área de conhecimento: LCT - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matéria: Educação Física


Questão 9

Os esportes podem ser classificados levando em consideração critérios como a quantidade de competidores e a interação com o adversário.Os chamados Esportes individuais em interação com o oponente são aqueles em que os atletas se enfrentam diretamente, tentando alcançar os objetivos do jogo e evitando, concomitantemente, que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro de equipe. Os Esportes coletivos em interação com o oponente são aqueles nos quais os atletas, colaborando com seus companheiros de equipe, de forma combinada,enfrentam-se diretamente com a equipe adversária,tentando atingir os objetivos do jogo, evitando, ao mesmo tempo, que os adversários o façam.

GONZALEZ, R J. Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação,interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação.EFDeportes, n. 71, abr. 2004.

São exemplos de "esportes individuais em interação como oponente' e "esportes coletivos em interação com o oponente', respectivamente,

Voltar à pagina de questões Próxima

Fonte: Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2017


© ConcursoPrepara 2019 - Uma plataforma InfosysBR