ENEM Ano 2017 2a Aplicação

Voltar à pagina de questões

Área de conhecimento: LCT - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matéria: Português


Questão 11

O jornal vai morrer. É a ameaça mais constante dos especialistas. E essa nem é uma profecia nova.Há anos a frase é repetida. Experiências são feitas para atrair leitores na era da comunicação nervosa,rápida, multicolorida, performática. Mas o que é o jornal?Onde mora seu encanto?

O que é sedutor no jornal é ser ele mesmo e nenhum outro formato de comunicação de ideias, histórias,imagens e notícias. No tempo das muitas mídias, o que precisa ser entendido é que cada um tem um espaço, um jeito, uma personalidade.

Quando surge uma nova mídia, há sempre os que a apresentam como tendência irreversível, modeladora do futuro inevitável e fatal. Depois se descobre que nada é substituído e o novo se agrega ao mesmo conjunto de seres através dos quais nos comunicamos.

Os jornais vão acabar, garantem os especialistas.E, por isso, dizem que é preciso fazer jornal parecer comas outras formas da comunicação mais rápida, eletrônica,digital. Assim, eles morrerão mais rapidamente. Jornal tem seu jeito. É imagem, palavra, informação, ideia,opinião, humor, debate, de uma forma só dele.

Nesse tempo tão mutante em que se tuíta para milhares, que retuítam para outros milhares o que foi postado nos blogs, o que está nos sites dos veículoson-line, que chance tem um jornal de papel que traz uma notícia estática, uma foto parada, um infográfico fixo?

Terá mais chance se continuar sendo jornal.

LEITÃO, M. Jornal de papel. O Tempo, n. 5 684, 8 jul. 2012 (adaptado).

Muito se fala sobre o impacto causado pelas tecnologias da comunicação e da informação nas diferentes mídias.A partir da análise do texto, conclui-se que essas tecnologias

Voltar à pagina de questões Próxima

Fonte: Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2017


© ConcursoPrepara 2019 - Uma plataforma InfosysBR