Simulado Banco de Brasília - BRB | Escriturário | 2019 | Questão 392

Língua Portuguesa / Tipologia textual


Duas pulgas estavam reclamando da vida quando
uma disse para a outra: “sabe qual é o nosso problema? Nós
não sabemos voar. Só sabemos saltar. Aí, quando o
cachorro percebe nossa presença, nossa chance de
sobrevivência é zero. É por isso que existem mais moscas
do que pulgas nesse mundo – moscas voam.”
E aí as duas pulgas fizeram um curso de mosca e
aprenderam a voar. Mas não ficaram satisfeitas. E uma
disse para a outra: “sabe qual é o nosso grande problema?
Nós ficamos grudadas no corpo do cachorro. Daí nosso
tempo de reação é mais lento que a coçada dele. Temos que
fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam voo
rapidamente”. E as duas pulgas fizeram um curso de abelha.
Mas não ficaram satisfeitas. E uma disse para a outra: “sabe
qual é o nosso grande problema? Nosso estômago é muito
pequeno. Escapar do cachorro a gente até escapa, mas não
estamos nos alimentando adequadamente. Temos que ser
como os pernilongos, que têm aquele barrigão enorme”. E
aí as duas pulgas fizeram um curso de pernilongo. Mas não
ficaram satisfeitas porque, com aquele barrigão, eram
facilmente percebidas pelo cachorro e eram espantadas
antes mesmo de conseguirem pousar.
Então, totalmente frustradas porque nada na vida
delas dava certo, as duas pulgas encontraram uma saltitante
pulguinha. Como viram que a pulguinha estava forte e
saudável, as duas pulgas perguntaram: “escuta, o que é que
você mudou que nós ainda não mudamos?”. E a pulguinha
respondeu: “nada, ué”. “Como assim nada?”, perguntaram
as pulgonas. “Como é que você escapa da coçada do
cachorro?”. E a pulguinha respondeu: “Ah, é simples. Eu
sento na nuca do cachorro. É o único lugar que a pata dele
não alcança”. GEHRINGER, Max. O melhor de Max Gehringer na CBN: 120 conselhos
sobre carreira, currículo, comportamento e liderança. Vol. 1. São Paulo:
Globo, 2006, p. 109 (fragmento), com adaptações.

Considerando a estrutura, a forma e o conteúdo, assinale a
alternativa que corresponde a uma característica do texto
apresentado.

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: ADMINISTRADOR / SES/DF / 2018 / IADES