Simulado Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal - TERRACAP | Técnico Administrativo | 2019 pre-edital | Questão 186

Língua Portuguesa / Domínio da estrutura morfossintática do período / Emprego dos sinais de pontuação


O cobre, do qual o Chile é o principal produtor mundial, impulsiona a economia e ajuda a fazer dele o país mais avançado da América do Sul, o único do continente a integrar a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, que reúne as nações mais desenvolvidas do mundo.


Os 5,4 milhões de toneladas do mineral produzidos anualmente pelo Chile abastecem 37% da demanda mundial. Os setores de energia, infraestrutura e mineração respondem por mais de dois terços dos 709 planos de investimento, no valor total de US$ 133 bilhões, ora em andamento no país. Além do cobre, a extração de carvão também se destaca — é a quinta maior no mundo.


Por trás desses números, há milhares de mineiros trabalhando em condições perigosas e insalubres. Só neste ano, 31 deles não tiveram a mesma sorte dos colegas da mina de San José e sucumbiram a acidentes. Ainda assim, o Chile é considerado um dos mais seguros no setor.
Folha de S.Paulo, Editorial, 15/10/2010 (com adaptações).



No que concerne ao emprego de vírgulas no texto acima, assinale a opção correta.

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: TéCNICO EM METROLOGIA E QUALIDADE - CONTABILIDADE / INMETRO / 2010 / CESPE_ME