Simulado Inst. Chico Mendes De Conservação Da Biodiversidade (ICMBio) | Cargo 1: Analista Administrativo | 2019 pre-edital | Questão 515

Língua Portuguesa / Domínio dos mecanismos de coesão textual / Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual


O novo milênio ― designado como era do
conhecimento, da informação ― é marcado por mudanças de
relevante importância e por impactos econômicos, políticos e
sociais. Em épocas de transformações tão radicais e
abrangentes como essa, caracterizada pela transição de uma era
industrial para uma baseada no conhecimento, aumenta-se o
grau de indefinições e incertezas. Há, portanto, que se fazer
esforço redobrado para identificar e compreender esses novos
processos — o que exige o desenvolvimento de um novo
quadro conceitual e analítico que permita captar, mensurar e
avaliar os elementos que determinam essas mudanças — e para
distinguir, entre as características e tendências emergentes, as
que são mais duradouras das que são transitórias, ou seja, lidar
com a necessidade do que Milton Santos resumiu como
distinguir o modo da moda.
No novo padrão técnico-econômico, notam-se a
crescente inovação, intensidade e complexidade dos
conhecimentos desenvolvidos e a acelerada incorporação
desses nos bens e serviços produzidos e comercializados pelas
organizações e pela sociedade. Destacam-se, sobretudo, a
maior velocidade, a confiabilidade e o baixo custo de
transmissão, armazenamento e processamento de enormes
quantidades de conhecimentos codificados e de outros tipos de
informação. Helena Maria Martins Lastres et al. Desafios e oportunidades da era do conhecimento.
In: São Paulo em Perspectiva, 16(3), 2002, p. 60-1 (com adaptações).

No que se refere às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens
a seguir.

Não resultaria em erro sintático ou semântico a substituição do
verbo “compreender” (L.8) por entender.

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Fonte: ANALISTA - ADVOCACIA / SERPRO / 2013 / CESPE