Simulado Ministério Público do Estado do Piauí - MPE/PI | Técnico Ministerial - Área Administrativa | 2019 pre-edital | Questão 118

Língua Portuguesa / Reconhecimento de tipos e gêneros textuais


Durante dois dias, os professores da educação infantil
da rede municipal de ensino deixaram as lousas e se tornaram
alunos em Ji-Paraná, região central do estado de Rondônia.
Participaram do evento todos os professores da rede municipal
de Ji-Paraná e professores de outras cidades que se
interessaram pelo evento.
Seis diferentes oficinas aconteceram simultaneamente
no Centro Municipal de Educação Infantil Miriam Trajano. De
acordo com a gerente da educação infantil de Ji-Paraná, com o
tema As Infâncias, o seminário propôs que fosse compreendida
cada fase por que a criança passa. “Quando a gente
compreende a infância, a criança, é possível pensar em uma
estratégia para atender melhor o aluno”, afirma.
A gerente afirma que as formações continuadas são
formas práticas de ajudar o professor. “Nós temos os
parâmetros, que são só teorias. As oficinas mostram uma
maneira lúdica de como trabalhar com o aluno. É algo
palpável”, acredita uma das professoras cursistas. Além disso,
para ela, são momentos de interação dos professores. Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).

A respeito das ideias expressas no texto anteriormente apresentado,
de seus aspectos linguísticos e de sua classificação tipológica,
julgue os itens seguintes.

O texto é predominantemente narrativo, uma vez que apresenta
as atividades do seminário realizado em Ji-Paraná.

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: PROFESSOR DE EDUCAçãO BáSICA - ÁREA DE ATUAçãO: ATIVIDADES / SEE/DFT / 2017 / CESPE