Simulado Ministério da Saúde | Administrador | 2019 pre-edital | Questão 658

Sistema Único de Saúde (SUS) / Conhecimento do SUS / Política Nacional de Educação Permanente em Saúde


O campo da educação em saúde tem sido, desde a
década de 70 do século XX, profundamente repensado e se
verifica um relativo distanciamento das ações impositivas
características do discurso higienista. Paralelamente, há uma
ampliação da compreensão sobre o processo saúde-doença, que,
saindo da concepção restrita do biologicismo, passa a ser
concebido como resultante da interrelação causal entre fatores
sociais, econômicos e culturais. Nesse momento, as práticas
pedagógicas persuasivas, a transmissão verticalizada de
conhecimentos, refletindo no autoritarismo entre o educador e o
educando, e a negação da subjetividade nos processos educativos
são passíveis de questionamentos. É também nesse contexto que
surge a preocupação com o desenvolvimento da autonomia dos
sujeitos, com a constituição de sujeitos sociais capazes de
reivindicar seus interesses. E. L. M. Smeke e N. L. S. Oliveira. Educação em saúde e concepções de sujeito. In: E. M.
Vasconcelos (Org.). A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede educação
popular e saúde. São Paulo: HUCITEC, 2001, p. 115-36 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens, acerca da
educação em saúde.

A educação em saúde, como prática, tem longa história,
desde o século XVII com o controle sobre as populações
urbanas, confundindo-se com as ligas de higiene.

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Fonte: ESPECIALISTA EM POLíTICA E EDUCAçãO EM SAúDE / FHS/SE / 2008 / CESPE