Simulado Polícia Militar do Estado de São Paulo - PMESP | Soldado PM 2ª Classe | 2019 pre-edital | Questão 152

Língua Portuguesa / Pontuação


Mal-educados ou educados mal? O prédio em que estou, em Nova York, tem uma piscina
coberta no último andar. Numa tarde da semana passada,
éramos dois nadando na piscina. De repente, apesar dos
ouvidos tapados pela touca de borracha e da cabeça na
água, ouvi um estardalhaço de gritos insensatos
. Parecia
que a piscina estava sendo invadida pela excursão não moni-
torada de uma classe de estudantes do Fundamental.
De fato, era só um menino, 7 ou 8 anos, mas que gritava
como uma turma inteira. Não dava para entender nada de
seus gritos, e não estou certo de que ele estivesse querendo
se comunicar: gritava, mas sem angústia, pelo prazer de fazer
barulho.
Ele era acompanhado por três mulheres – suponho que
uma fosse a mãe e as duas outras, uma babá e uma empre-
gada. (Babá aos 8 anos? Pois é.) O menino não tinha dificul-
dade motora alguma, mas as três o preparavam para entrar
na água. Duas retiravam a camiseta, enquanto outra, ajoe-
lhada, tirava os chinelos.
Logo chegou outro menino, acompanhado por mais uma
babá. Os gritos incompreensíveis não duplicaram porque não
havia como eles aumentarem mais. Os dois meninos ficaram
então pulando na água e subindo pela escada – ótima brinca-
deira, mas por que sempre gritando? Por que manifestar sua
excitação parecia mais importante do que brincar?
Os meninos não eram mal-educados. Eles eram educa-
dos mal, que é pior. Digo isso porque eles gritavam? Não,
claro. Eles eram educados mal porque eram privados da
autonomia de tirar chinelos e camiseta. E, sobretudo, eram
educados mal porque nada lhes sugeria que eles pudessem
ser apenas uns entre outros. Para os cuidados e os olha-
res extasiados das quatro mulheres, eles precisavam manter
uma cansativa e barulhenta encenação de sua unicidade*.
Nada demais naquela ocasião (só uns gritos), mas a crença
na unicidade privilegiada da gente se transforma, ao longo
da vida, na cansativa obrigação de ser sempre “diferente” e
extraordinário.
*unicidade: qualidade ou estado de ser único; singularidade.
(Contardo Calligaris. www.folha.uol.com.br/colunas/
contardocalligaris/2016/01/1731576-mal-educados-ou-
educados-mal.shtml, 21.01.2016. Adaptado)

Considere o trecho do quarto parágrafo:



Os gritos incompreensíveis
não duplicaram porque
não havia como eles aumentarem mais. Os dois meninos
ficaram então pulando na água e subindo pela escada –
ótima brincadeira, mas por que sempre gritando?



O texto permanecerá correto com o acréscimo de uma
vírgula após o termo:

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Fonte: AGENTE EDUCACIONAL / Pref. Itápolis/SP / 2016 / VUNESP