Simulado Polícia Militar do Estado de São Paulo - PMESP | Soldado PM 2ª Classe | 2019 pre-edital | Questão 161

Língua Portuguesa / Sentido próprio e figurado das palavras


Lições da Educação Infantil De uns 15 anos para cá, passamos a ter boas escolas
de educação infantil. Antes disso, já tínhamos algumas que
respeitavam a primeira infância, ouviam as crianças, reco­
nheciam sua potência de aprendizagem no ato de brincar.
Esse número passou a se multiplicar devido a experiên­
cias em escolas pelo mundo. Por isso, hoje, já é possível
encontrar uma escola para crianças com menos de seis anos
em que o currículo não seja apenas um elenco de conteú­
dos, em que o ato de brincar seja a principal atividade para a
criança, em que não haja uma profusão de brinquedos pron­
tos e em que haja professores com formação contínua e em
serviço. Escolas desse tipo ainda são minoria, mas já é uma
boa notícia saber que elas existem.
Nessas escolas, as crianças aprendem a se concentrar
porque a brincadeira exige isso e porque elas participam
ativamente da escolha da brincadeira, seja em grupo, seja
pessoalmente. Aprendem também a fazer perguntas e a pes­
quisar para buscar respostas, a exercitar sua criatividade, a
colocar a mão na massa em tudo. Atenção: na massa e não,
necessariamente, na massinha.
Os alunos aprendem, também, a conviver: os professo­
res aproveitam todas as ocasiões para dar oportunidades de
a criança aprender a ver e a considerar o seu par, a esperar
a sua vez, a simbolizar em palavras o que sente e pensa, a
viver em grupo e a ser solidária.
É uma pena que as escolas de ensino fundamental e
médio não tenham humildade para olhar com atenção para as
de educação infantil e aprender com elas. Há uma hierarquia
escolar espantosa, caro leitor: as escolas de graduação pen­
sam que praticam um ensino “superior”; as de ensino médio se
consideram mais especializadas no conhecimento sistemati­
zado do que a escola de ensino fundamental; e todas pensam
que a de educação infantil não exige conhecimento científico.
As escolas de ensino fundamental e médio precisam se
inspirar nas de educação infantil e não deixar o aluno ser
totalmente passivo em sua aprendizagem: ele precisa, para
se motivar, fazer algumas escolhas.
O aluno que participa não se distrai com tanta facilidade.
E é bom lembrar que uma das maiores queixas em relação
aos alunos é exatamente a falta de atenção, de foco e de
concentração.
Precisam também reconhecer que aprende mais quem
pratica o que deve aprender. Como eu já disse: mão na massa!
Ninguém merece ficar horas em aulas expositivas ou arreme­
dos de trabalho em grupo.
O que as famílias têm a ver com isso? Tudo! Quando a
sociedade questionar verdadeiramente a organização esco­
lar atual, certamente teremos mudanças. Mas, até agora,
vemos mais conformismo e adesão do que questionamentos,
não é verdade? (Rosely Sayão, Folha de S.Paulo, 05 de maio de 2015.Adaptado)
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 09.

Assinale a alternativa cuja frase possui expressão empre­
gada em sentido figurado.

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: TéCNICO DE ENFERMAGEM / Pref. Alumínio/SP / 2016 / VUNESP