Simulado Secretaria de Portos - SEP/PR | Agente Administrativo | 2019 pre-edital | Questão 66

Língua Portuguesa / Domínio da estrutura morfossintática do período / Concordância verbal e nominal


A voz de Caymmi Muitas vozes poderosas já teve a Bahia: a voz entre
contrita e sarcástica de Gregório de Matos, a voz indignada e
libertária de Castro Alves, a voz insinuante e participativa de
Jorge Amado. Todas expressaram, cada uma em sua singula-
ridade, aspectos locais e universais. Mas é possível que a voz
de Dorival Caymmi seja a que tenha chegado mais longe, na
horizontalidade própria das canções efetivamente populares,
que se espalham e se conservam vivas por gerações, nas
almas e nos ouvidos. Que poder, afinal, está nos versos e nas
melodias de Caymmi?
A primeira palavra que ocorre é simplicidade. Mas aten-
ção: trata-se da simplicidade mais difícil, daquela que resulta de
um processo rigoroso de depuração, da exclusão radical de
toda palavra supérflua, de toda filigrana musical mais preten-
siosa. As canções de Caymmi são falas limpas, em que nada
atrapalha a poesia da música e do verso: ambos nascem já
casados e perfeitamente harmonizados. Assemelham-se aos
bem-sucedidos desenhos a bico de pena, em que todo traço é
nítido, perfeitamente definido e carregado de significação.
Munido dessa arte e desse talento para a beleza essen-
cial de tudo, Caymmi povoa suas canções com personagens de
seu mundo: os pescadores, suas mulheres, seus filhos, suas
jangadas − e seu amor pelo mar e pela praia, pelas ondas e
pelos coqueiros, pelos ventos e pela areia. Não bastasse a arte
do compositor, há ainda a arte do intérprete: sua voz poderosa,
grave e inconfundível, parece ser já uma síntese do que há de
profundo no mar e de leve na brisa que agita as folhas dos co-
queiros. Suas canções praieiras encontram nele não apenas um
cantor, mas a fonte viva de onde brotaram e saíram para ganhar
o mundo. O violão, pautado pela mesma simplicidade essencial
de tudo, sublinha e potencia a voz de Caymmi. O efeito final to-
dos sabemos qual é: tudo se apresenta com a limpidez de uma
manhã de sol em Itapuã ou com o mistério enluarado da lagoa
do Abaeté. Nada falta, nada sobra nessas canções. Uma vez de
posse da simplicidade, tendo-a como ideal da vida e da arte,
Caymmi jamais a dispensou; em retribuição, a beleza mais pro-
funda das coisas naturais nunca o abandonou.
(Hermenegildo Soares, inédito)

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:

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Fonte: ANALISTA JUDICIáRIO - OFICIAL DE JUSTIçA AVALIADOR FEDERAL / TRT 5ª / 2013 / FCC