Simulado Secretaria de Portos - SEP/PR | Analista Técnico Administrativo | 2019 pre-edital | Questão 74

Administração Pública / Gerenciamento de Projetos / Áreas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK Guide (Project Management Body of Knowledge)


No processo “Planejar as respostas aos riscos” do Gerenciamento de Riscos do Projeto, o guia PMBoK define estratégias para riscos positivos ou oportunidades. Considere as definições das estratégias Melhorar, Compartilhar e Explorar e seus exemplos apresentados abaixo.

I. estratégia usada para aumentar a probabilidade e/ou os impactos positivos de uma oportunidade.

II. essa estratégia pode ser selecionada para riscos com impactos positivos quando a organização deseja garantir que a oportunidade seja concretizada. Procura eliminar a incerteza associada com um determinado risco positivo, garantindo que a oportunidade realmente aconteça.

III. estratégia que envolve a alocação integral ou parcial da propriedade da oportunidade a um terceiro que tenha mais capacidade de capturar a oportunidade para benefício do projeto.

a. acréscimo de mais recursos a uma atividade para terminar mais cedo.

b. formação de parcerias ou joint ventures, as quais podem ser estabelecidas com a finalidade expressa de aproveitar a oportunidade de modo que todas as partes se beneficiem das suas ações.

c. designar os recursos mais talentosos da organização para o projeto a fim de reduzir o tempo de conclusão ou para proporcionar um custo mais baixo do que foi originalmente planejado.

A associação correta das definições I, II e III com os exemplos a, b e c é:

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: ANALISTA MINISTERIAL - REDE E INFRAESTRUTURA / MPE/MA / 2013 / FCC