Simulado Secretaria de Portos - SEP/PR | Analista Técnico Administrativo | 2019 pre-edital | Questão 279

Língua Portuguesa / Domínio dos mecanismos de coesão textual / Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual




Olhada em conjunto, a obra de Jorge Amado nos parece
bastante una, caracterizada por um grande entrosamento das
suas partes. Os livros do autor nascem uns dos outros, ger-
minam de sementes lançadas anteriormente, sementes que às
vezes permanecem muito tempo em latência.
O número dos seus temas é pequeno; daí a concate-
nação dos seus livros. E daí, também, a sua superioridade, uma
vez que, deste modo, podem se apresentar num sistema vigo-
roso. A limitação em número dos temas é a condição do de-
senvolvimento evolutivo do autor. Desenvolvimento que se faz
seguro, num retomar constante e sucessivo de temas ante-
riores.
A sua consciência faz poucas constatações, mas pro-
fundas e definitivas. Elas se impõem dentro do espírito do autor
que as vai amadurecendo, elaborando, enriquecendo.
Dos meninos vadios de Jubiabá, nascem e crescem os
Capitães da Areia, e dos seus saveiros, do oceano, nasce Mar
Morto. O cacau, lançado no romance deste nome, fica latente
muitos anos. Aparece de modo fugaz em Capitães da Areia, e
se expande em Terras do sem fim. “Diário de um negro em
fuga”, de Jubiabá, apresenta a vida dos trabalhadores do fumo,
irmãos dos de cacau.
Encarados do ângulo do documentário, os seus roman-
ces sempre constituem uma informação. Informação de níveis
de vida, de ofícios, de miséria, de luta econômica. Do ângulo
poético, por meio dos ambientes o documento adquire realce e
força sugestiva. São certas constantes cênicas e sentimentais –
como o mar, a noite, a floresta, o vento, o amor. Constantes que
obsedam Jorge Amado.
Água, mato, noite, vento. Graças a esses temas, Jorge
Amado inscreve a sua obra no mundo, dando-lhe um sentido
telúrico. Mas, dominando-os, se instala o tema humano do
amor, que paira sobre eles.
(Adaptado de: Antonio Candido. Poesia, documento e história.
Brigada Ligeira. São Paulo, Ouro sobre azul)

De acordo com o contexto, o pronome sublinhado em

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