Analise a imagem e o texto, ambos de autoria de Jean Baptiste Debret.

Segundo o antigo hábito ainda observado nessa classe, o chefe de família vai na frente, seguido imediatamente dos seus filhos, enfileirados por ordem de idade, o mais moço sempre primeiro; em seguida vem a mãe, ainda grávida; atrás dela, sua criada de quarto, escrava mulata, infinitamente mais apreciada no serviço do que uma negra; em seguida a ama de leite negra, a escrava da ama de leite, o negro doméstico do senhor, um jovem escravo que está aprendendo o serviço; segue-se o novo negro, recém-comprado, escravo de todos os outros e cuja inteligência, mais ou menos viva, deve se desenvolver aos poucos à base de chicotadas (...).
(J. B. Debret. Voyage Pittoresque et Historique au Brésil, 1834. Apud: Martha Abreu . Ensino de História)
Considerando-se as possibilidades de trabalho nas aulas de História com a utilização da imagem e do texto, podem ser levantadas as seguintes abordagens de estudo:
I. a sociedade patriarcal e questões de gênero no Brasil do século XIX;
II. a temporalidade – análise de categorias de tempo, permanências e mudanças;
III. conceituação da concepção positivista de História, que é o único referencial teórico a entender os dois materiais como documentos históricos;
IV. práticas sociais de dominação e hierarquia no Brasil monárquico.
Está correto o contido em