Simulado Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF | Soldado Combatente | 2019 pre-edital | Questão 194

Língua Portuguesa / Formação, classe e emprego de palavras


Água para todos O homem é o único animal capaz de distinguir a água comum da água benta. A água é uma realidade material
necessária em nossas vidas, mas é também um universo de sonhos e símbolos. Na sociedade capitalista, a água tende a
ser vista como uma mercadoria. Fala-se da água como um bem, como algo a ser cuidado, porque tem valor. A água é
objeto de venda. As companhias de tratamento e distribuição de água são cada vez mais privatizadas. A água é a base de
seu negócio. Quanto mais rara, maior o seu valor.
O consumidor brasileiro está pedindo água. O consumo de águas minerais engarrafadas mobiliza um gigantesco
mercado em todo o país, ampliado pela baixa qualidade das águas oferecidas pelas empresas de abastecimento dos
grandes núcleos urbanos. Somente em 2001, o volume de produção e consumo de águas minerais engarrafas cresceu 23%
em relação ao ano anterior, somando 4,32 bilhões de litros. Beber água engarrafada tornou-se um fenômeno social global.
O Brasil importa e exporta água engarrafada. Muitas marcas são mais caras do que um litro de leite ou de combustível. É
o negócio mais dinâmico da indústria de bebidas, dominado por gigantes, como Nestlé, Danone, Perrier e Coca-cola. O
crescimento é de 7% por ano e a margem de lucro de até 30%. O faturamento do setor foi de US$ 22 bilhões em 2002,
gerando receitas significativas, além de impostos. [...] (disponível em: http://www.aguascnpmembrapa.br/vida/aguatodoshtm.acesso em 02/02/07)

Em relação à classe de palavras, assinale a alternativa INCORRETA.

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: OFICIAL ADMINISTRATIVO / Câmara de Barroso/MG / 2012 / IDECAN