Simulado Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ | Analista Administrativo - Arquivologia | 2019 pre-edital | Questão 157

Língua Portuguesa / Regência nominal e verbal


Há gente no Brasil interessada em importar dos
Estados Unidos da América (EUA) o Teach for America, o
mais bem-sucedido programa feito para atrair os melhores
estudantes de ensino médio para a carreira de professor. No
Brasil, os professores têm saído da parte menos qualificada da
pirâmide — justamente aquela habitada por 20% dos alunos
com o mais baixo rendimento escolar do país. Qualquer
iniciativa para mudar isso será mais do que bem-vinda.
O Teach for America consegue atrair os mais
talentosos alunos para a docência oferecendo-lhes algo bem
concreto. Depois de dois anos no papel de professor de escola
pública — tempo mínimo de estada no programa —, esses
jovens ingressam quase que automaticamente em algumas das
maiores empresas americanas, com as quais o Teach for
America estabeleceu uma produtiva parceria. Para as empresas,
recrutar gente que passou por lá significa encurtar o
complicado processo de busca por bons profissionais. Pela
estreita peneira do programa só passam os realmente capazes.
Para se ter uma ideia, apenas os alunos de ótimo boletim têm
direito à inscrição e, ainda assim, 85% deles ficam de fora.
É essa rigorosa seleção que atrai os próprios estudantes.
Sobreviver a ela é um sinal claro de excelência, algo que faz
todo mundo querer ostentar um carimbo do Teach for America
no currículo.
No final, uma parcela deles acaba optando pela
carreira de professor, coisa que jamais haviam pensado antes.
A maioria, no entanto, acaba deixando o programa depois dos
dois anos previstos, mas não sem antes causar um impacto
gigantesco no nível do ensino. Os estudantes certamente irão
beneficiar-se desse empurrão ao longo de toda a vida escolar.
Mais do que isso: muitos dos que já passaram pelo Teach for
America continuam envolvidos com educação, em diferentes
graus e áreas de atuação. Por tudo isso, não faria mal ao Brasil
trilhar caminho parecido. Mônica Weinberg. Tomara que dê certo. Internet: <veja.abril.com.br> (com adaptações).

No que se refere à estrutura textual e a aspectos gramaticais do
texto, julgue os itens a seguir.

Na linha 10, o pronome “lhes” poderia ser substituído por os,
sem prejuízo da correção gramatical do texto, dada a
possibilidade de dupla regência do verbo oferecer
.

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Fonte: TéCNICO DE TéCNOLOGIA DA INFORMAçãO / FUB / 2011 / CESPE