Simulado Senado Federal | Analista Legislativo - Processo Legislativo | 2019 pre-edital | Questão 361

Língua Portuguesa / Pontuação


Os porquês da diversidade Das coisas mais marcantes da adolescência, minha memória
traz os tempos de estudo e dúvidas sobre o futuro. De forma
contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de
Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação
dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares. Hoje trabalhando
com educação, tenho plena consciência de que um ensino
inovador pode surgir a partir de práticas consideradas
tradicionais e que uma roda de conversa na escola pode ser tão
ou mais revolucionária quanto qualquer aplicativo educacional.
Percebo que o que torna o aluno socialmente engajado é a
reflexão constante, a troca de experiências, a diversidade de
conhecimentos e opiniões que ele aplica e vê aplicarem a um
objeto de estudo, de forma digital ou analógica. [....]
É disso que trata a educação: formar indivíduos engajados
uns com os outros, socialmente e que saibam conviver. Está aí
também a grande diferença da educação familiar, quando
convivemos apenas com nossos pares. A escola nos permite
entrar em contato de forma sistemática com outros mundos,
outros olhares, outros saberes, opiniões diferentes das nossas,
culturas até então desconhecidas. É o convívio com professores e
colegas que nos dá suporte para refletir sobre nossas posições,
sermos questionados sobre opiniões divergentes e, assim,
pensarmos num projeto de vida de forma plena. (Ivan Aguirra, Educatrix, Moderna, ano 5, nº 9 2015.)

No segmento “ É disso que trata a educação: [formar indivíduos
engajados socialmente e que saibam conviver]”
.
Colocando o segmento entre colchetes em forma paralelística,
teríamos:

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Fonte: AUDITOR FISCAL TRIBUTáRIO DA RECEITA MUNICIPAL / Pref. Cuiabá/MT / 2016 / FGV