O planejamento estratégico de tecnologia da informação (PETI) constitui atividade norteadora dos objetivos e estratégias
institucionais de longo prazo. Nesse planejamento, a TI é analisada
como componente da estratégia geral da organização, sendo
importante a identificação de objetivos de TI que estejam alinhados
aos objetivos estratégicos organizacionais. Um modelo de
referência simples, porém eficaz, para estabelecimento do
alinhamento estratégico entre a TI e o negócio corporativo consiste
na identificação de necessidades de informação e respectivas
necessidades de serviços de TI, a partir das estratégias
organizacionais, conforme ilustrado na figura a seguir.
As organizações mais desenvolvidas podem incluir, em seu
planejamento estratégico institucional, mapas estratégicos e
resultados avaliados quantitativamente, tais como balanced
score card, o que possibilita a identificação mais precisa das
necessidades de informação e dos serviços de TI associados.
Fonte: ANALISTA JUDICIáRIO - TECNOLOGIA DA INFORMAçãO / TRT 10ª / 2013 / CESPE