Simulado Tribunal Superior Eleitoral - TSE | Analista Judiciário - Área Administrativa | 2019 pre-edital | Questão 462

Língua Portuguesa / Regência nominal e verbal


Marca é todo sinal distintivo expresso em palavras ou
figuras, destinado a atribuir procedência a determinado produto
ou serviço, ou ainda a diferenciar determinado produtor ou
prestador de serviços de seus concorrentes.
Apenas o registro da marca atribuirá ao seu titular o
direito de explorá-la comercialmente ou impedir que outros o
façam. Nos casos em que a marca for registrada, o uso
evidentemente comercial dessa marca, ou seja, com alguma
intenção de lucro direto ou indireto, dependerá de autorização
de seu titular. Para usos não comerciais — como um recurso
educacional, por exemplo —, a marca pode ser citada e
estudada sem autorização, pois o objetivo direto não é a
obtenção de ganho financeiro. Evidentemente, o nome da
marca e o seu logotipo não podem sofrer alterações que firam
a sua reputação ou que alterem a sua integridade. Se as
mudanças forem feitas apenas para fins de estudo em ambiente
de sala de aula, não haverá problema, porém os alunos devem
ser orientados a não divulgar esses trabalhos em redes sociais
ou em qualquer outro canal público. D. P. Almeida, I. G. Del Monde e P. P. Pinheiro (Coord.). Manual
de propriedade intelectual. Versão 2012-2013. Araraquara: UNESP,
NEaD, p. 40. Internet: <www.acervodigital.unesp.br> (com adaptações).

Julgue os itens seguintes, relativos a estruturas linguísticas do texto.

As palavras “distintivo” (L.1), “indireto” (L.9) e “público”
(L.19) exercem a função de modificadores nominais.

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Fonte: TECNOLOGISTA - QUALQUER ÁREA DE FORMAçãO / INPI / 2014 / CESPE