Simulado Tribunal Regional do Trabalho - 13ª Região (PB) | Analista Judiciário - Tecnologia da Informação | 2019 pre-edital | Questão 573

Redes de computadores / Conceitos dos protocolos de roteamento OSPF e BGP, conceitos de Autonomous System (AS) Conceitos de roteamentoIP na Internet


Quando Roberta navega na Internet, por exemplo, para acessar o site www.hsw.com.br, uma série de ações acontecem.

Primeiro, Roberta abre o navegador e conecta-se ao web site. Depois,

1. o pedido geralmente irá para o servidor web do site desejado. Esse servidor vai responder enviando a página requisitada em uma série de pacotes. Cada pacote viaja pela Internet.

2. o computador de Roberta envia uma requisição eletrônica pela conexão de Internet para o provedor de acesso. O provedor faz o roteamento do pedido para um servidor. O pedido vai atingir um servidor de nome de domínio (DNS).

3. quando os pacotes chegam até Roberta, o dispositivo os arranja de acordo com as regras dos protocolos. É como colocar juntas as peças de um quebra-cabeças. O resultado é que Roberta acessa a página do site procurado.

4. esse servidor vai procurar por um nome de domínio que case com o nome de domínio que Roberta digitou no campo de endereço do navegador dela (www.hsw.com.br). Se o servidor encontrar um par, ele vai redirecionar o pedido ao endereço IP apropriado. Se ele não encontrar um par, ele enviará o pedido a um nível mais alto da cadeia para um servidor que tenha mais informação.

5. os pacotes não tomam necessariamente o mesmo caminho − eles viajam geralmente pelo caminho com menos resistência.

Como os pacotes podem viajar por múltiplos caminhos para chegar ao seu destino, é possível a informação ser roteada em torno das áreas congestionadas na Internet.

A ordem correta das ações descritas de 1 a 5 está expressa em

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: TéCNICO - INFORMáTICA / DPE/RS / 2013 / FCC