Os sistemas de arquivos fornecem acesso eficiente e conveniente ao disco, ao permitir que os dados sejam armazenados e localizados facilmente. O sistema de arquivos é composto, em geral, por diferentes níveis. A estrutura abaixo é um exemplo de um projeto em camadas de um sistema de arquivos.

Para cada uma destas camadas existe uma descrição correspondente, como segue:
1. consiste em drivers de dispositivos e manipuladores de interrupções para transferir informações entre a memória principal e o sistema de disco.
2. gerencia a informação dos metadados e a estrutura do diretório. Ele mantém a estrutura dos arquivos por intermédio dos FCBs – File Control Blocks.
3. precisa apenas enviar comandos genéricos para o driver de dispositivo apropriado para ler e gravar blocos físicos no disco.
Esta camada também gerencia os buffers de memória e os caches que mantêm vários sistemas de arquivos, diretórios e blocos de dados.
4. conhece os arquivos e seus blocos lógicos, bem como os blocos físicos. Conhecendo o tipo de alocação utilizado e a localização do arquivo, pode traduzir endereços de blocos lógicos para endereços de blocos físicos.
A associação correta das camadas com sua descrição está expressa em