Simulado Tribunal Regional do Trabalho - 1ª Região (RJ) | Analista Judiciário - Tecnologia da Informação | 2019 pre-edital | Questão 769

Tecnologia da Informação / Rede de Computadores / Modelo de referência OSI e Arquitetura TCP/IP / Qualidade de Serviço (QoS), Serviços integrados (IntServ), Serviços diferenciados (DiffServ), Classe de serviço (CoS)


Considere uma aplicação de telefonia a 1Mbps e uma aplicação FTP compartilhando um enlace de 1.5 Mbps. Esta aplicação está sujeita às seguintes restrições:

1. Rajadas de tráfego FTP podem congestionar o roteador e fazer com que pacotes de áudio sejam perdidos. Deseja-se dar prioridade ao áudio sobre o FTP.

2. Pode acontecer áudio enviando pacotes em uma taxa superior a 1Mbps e isso deve ser coibido.

3. Deve-se alocar uma porção da taxa de transmissão a cada fluxo de aplicação. Pode-se produzir um uso ineficiente da banda se um dos fluxos não usa toda a sua alocação e isso deve ser evitado.

4. Não deve ser aceito tráfego além da capacidade do enlace.

Para permitir que as 4 restrições acima sejam respeitadas na aplicação, as seguintes técnicas ou princípios associados à QoS devem ser:

a. Aplicar um processo de controle de admissão de chamada; assim, a aplicação declara a necessidade do seu fluxo e a rede pode bloquear a chamada se a necessidade não puder ser satisfeita.

b. Fornecer proteção (isolação) para uma classe em relação às demais. Exige mecanismos de policiamento para assegurar que as fontes aderem aos seus requisitos de banda passante. Marcação e policiamento precisam ser feitos nas bordas da rede.

c. Fazer a marcação dos pacotes para permitir ao roteador distinguir entre diferentes classes de fluxos, assim como novas regras de roteamento permitem tratar os pacotes de forma diferenciada.

d. Realizar a otimização de recursos, pois, embora se forneça isolação, é necessário usá-los da forma mais eficiente possível.

As soluções para as restrições de 1 a 4 são corretamente apresentadas em

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: ANALISTA JUDICIáRIO - INFORMáTICA/ INFRAESTRUTURA / TRF 3ª / 2014 / FCC