Simulado Tribunal Regional do Trabalho - 9ª Região (PR) | Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação | 2019 pre-edital | Questão 272

Governança e Gestão de TI / Gestão Estratégica / Gestão de pessoal; Terceirização da TI


Uma pesquisa do Gartner afirma que a convergência de redes sociais, mobilidade e nuvem impactarão as estratégias de terceirização em TI em 2013. O estudo alerta que os gestores devem considerar oportunidades e riscos apresentados pela convergência no modelo de entrega de serviços aos clientes.

Analise:

I. Para que a terceirização seja mais apropriada em 2013, os gestores devem entender que as tendências em TI são amplas e considerar a influência da convergência dos serviços para atividades diárias, ao invés de considerar cada fator de forma separada.

II. As tecnologias de ferramentas sociais não afetarão a forma como empresas de terceirização irão interagir com os fornecedores e clientes, uma vez que a maioria das empresas proíbe que seus funcionários acessem redes sociais.

III. As organizações de TI devem procurar oferecer serviços de gerenciamento e desenvolvimento móvel, em diversos dispositivos, além de segurança, controle de acesso de dados e, em muitos casos, suporte; caso contrário, terão que optar pela terceirização e estratégia de entrega de serviços de mobilidade.

IV. Em relação à cloud computing, não é preciso considerar o modelo baseado em cloud pública em aplicações que precisam melhorar, substituir ou modernizar suas tecnologias. Isso porque o modelo de nuvem pública exige altos investimentos e as empresas brasileiras não precisam gerenciar serviços híbridos de TI.

Há coerência com o cenário de terceirização de TI o que se afirma APENAS em

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: ANALISTA DO MINISTéRIO PúBLICO - INFORMáTICA I - GESTãO E ANáLISE DE PROJETO DE SISTEMA / MPE/SE / 2013 / FCC