Simulado Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG | Atividade de Complexidade Gerencial - Gestor | 2019 pre-edital | Questão 85

Língua Portuguesa / Domínio da estrutura morfossintática do período / Concordância verbal e nominal


Segundo teorização do filósofo McLuhan, a palavra
falada era o meio mais completo de comunicação, porque,
embora se destinasse a ser escutada, envolvia também a
participação de outros sentidos, como o tátil (gestos) e o visual
(expressões faciais). As culturas orais são integrais, porquanto
seus membros agem e reagem ao mesmo tempo. Os indivíduos
são bem informados, constituem pessoas completas,
formadoras de uma irmandade total.
Entretanto, o descobrimento da escrita e, mais tarde,
das técnicas de impressão teve profundo impacto sobre a
cultura: destribalizou a humanidade, rompeu a associação entre
os sentidos e modificou a maneira de o homem perceber o
mundo e com este se relacionar, tornando-a solitária, técnica,
fria e impessoal.
Com o advento da era eletrônica do audiovisual,
concebeu-se uma maneira de socializar o conhecimento, o que
permitiu o reforço dos laços de irmandade entre os homens. A
tecnologia, de forma gradual, cria um ambiente humano
totalmente novo. Os indivíduos são modificados por suas
técnicas de comunicação. As primeiras mídias eram extensões
do corpo e dos sentidos, dos olhos e dos ouvidos humanos. As
telecomunicações constituem não só extensões do sistema
nervoso central, mas também técnicas que sobre ele rebatem,
determinando uma modelagem da sociedade. Francisco Rüdiger. As teorias da comunicação. Porto
Alegre: Penso, 2011, p. 122-3 (com adaptações).

Julgue os itens subsecutivos, relativos às ideias e estruturas
linguísticas do texto acima.

O texto permaneceria gramaticalmente correto se a forma
verbal “teve” (L.10) fosse flexionada no plural — tiveram —,
caso em que estaria concordando com os segmentos “da
escrita” (L.9) e “das técnicas de impressão” (L.10).

Voltar à pagina de tópicos Próxima

Fonte: ANALISTA - ADVOCACIA / SERPRO / 2013 / CESPE